jump to navigation

3a. Semana de Empreendedorismo da FGV – Palestras Parte 1 março 30, 2007

Posted by inhsieh in empreendedorismo, eventos.
trackback

Comentei aqui sobre o evento do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (CENN) da FGV e tinha a intenção de fazer uma cobertura online, mas por algumas dificuldades técnicas não foi possível – falta de wifi livre (só liberam para alunos e não exs como eu) e falta de tomada (testei várias numa das salas sem sucesso). É possível que poderiam ser contornadas com ajuda, mas apelei para o bom e velho papel e caneta.

Das palestras, assisti Empreendedorismo no Mercado de Eventos e Os Reis da Franquia.

Na primeira sobre eventos, falaram 2 empreendedores de perfis e históricos quase antagônicos, Ricardo Buckup da B2Eventos e Eberson Luis da Help!Bar. Ricardo é formado na própria FGV e começou a empresa junto com um colega da faculdade a partir de trabalhos que já desenvolviam na área, principalmente organização das festas da faculdade e eventos corporativos. Posteriormente, incorporaram uma sócia vinda de uma empresa de investimentos, a Votorantim Novos Negócios que estruturou business plan para a unidade de festas de formatura. Já Eberson não tem formação superior, foi ex-ator e maitrê e entrou no setor por necessidade, além de perceber que havia uma oportunidade para prestar serviços de bartender em festas. A B2Eventos realiza 250 eventos anuais nos segmentos corporativo, formaturas, festas universitárias e sociais, e a Help!Bar faz serviços de bar para grandes festas, em torno de 950 po ano, inclusive fora do país (Itália) e para personalidades (Athina Onassis, Gisele Bündchen, Paris Hilton, etc.).

Em termos de estratégia de crescimento, os 2 também caminham em sentidos opostos. A B2 quer cada vez mais produzir eventos criativos e personalizados sob medida para a necessidade dos clientes. Por outro lado, a Help! está padronizando seus serviços para que todos eventos produzidos saiam da mesma forma. Entende-se isso pelo fato da primeira ter foco em grandes eventos e festas, enquanto que a segunda busca escala e volume.

Em comum, persistência, amor pelo que fazem, coragem, busca de nichos de oportunidades e muito trabalho. Parabéns e muita boa sorte aos 2.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: